quinta-feira, 31 de maio de 2012



Começou essa semana a exposição "Panos e Tapas. Joias e Adornos d'África" no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. A exposição é promovida pelo Museu Afro Brasil de São Paulo e fica no Centro até o dia 29 de julho. Para conhecer um pouco mais acesse os links:


terça-feira, 29 de maio de 2012






Ocorrerá o "I Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades" na Universidade Federal do Espírito Santo. O evento será realizado entre os dias 26 a 29 de junho e contará com a presença de pesquisadores do Brasil e dos países da África de Língua Portuguesa. Haverá também debates sobre o ensino da história, sociedade, cultura e literatura africanas e afro-brasileiras, dentre outros. 


Para saber mais acesse:
http://www.icnab.com.br


Inscrições: 
Na página do evento.

quarta-feira, 23 de maio de 2012





A Universidade Federal Fluminense (UFFF) em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizará o Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra. O evento discutirá as questões do patrimônio material e imaterial da cultura negra, bem como abrirá o espaço para que ocorram reuniões de Redes, lançamento de filmes e livros.

Data e Local:
13 a 16 de junho no campus da UFF em Niterói. 

Inscrições:


terça-feira, 22 de maio de 2012





Amanhã ocorrerá o primeiro encontro do Wanasema- Festival Internacional de Diálogos Interculturais, Encontro da Literatura Negro-Brasileira com a Literatura Moçambicana- no Clube Renascença.  O encontro tem como objetivo apresentar ao público ícones da literatura moçambicana e brasileira, e promover o intercâmbio de experiências dessas literaturas. Além de debates com escritores brasileiros e moçambicanos haverá uma feira de livros. 

Palestrantes:
Ana Cruz, Éle Semog, Helena Theodoro, Aurélio Furdela, Lucilio Manjate e Sangare Okapi. 

Data e Local:
23 de maio de 2012, com início às 17h e término do evento às 22h.
Clube Renascença: Rua Barão de São Francisco, 54- Andaraí- Rio de Janeiro.

Inscrições:
Gratuitas e por e-mail do evento  wanasemafestival@ymail.com







 

domingo, 20 de maio de 2012


A TV Brasil, canal público, traz ao longo da semana uma programação especial com o tema África. Serão diversos programas abordando diferentes questões, desde a colonização, passando pela música, política, relações com o Brasil e dilemas entre o turismo e a ecossustentabilidade. Esta série é uma boa oportunidade para pensar as imagens que os brasileiros têm da África, bem como apontar para o tipo de conhecimento e debate sugeridos ao público.

Segue o link com a programação detalhada:
http://tvbrasil.ebc.com.br/semanaafrica






Contribuição do aluno Pedro Saliba. Ciências Sociais - FGV

terça-feira, 15 de maio de 2012

Pegue a palavra África… sem pensar, quais imagens imediatamente vêm à sua cabeça?[1]
Excelente vídeo sobre o imaginário dos homens africanos no mundo construído a partir de Hollywood. O vídeo faz parte de uma campanha realizada pela Ong Mama Hope, organização que busca romper com os paradigmas estéticos construídos a partir de filmes e mídias em geral.  Boa dica para começar um debate sobre África em sala de aula.


Para saber mais: http://www.mamahope.org/
[1] Trecho retirado do site da Ong Mama Hope; tradução livre.

segunda-feira, 14 de maio de 2012


Este blog foi idealizado pelos alunos da disciplina de História da África do curso de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas com parceria e orientação do Prof. Cláudio Pinheiro.
Logo que começamos a estudar sobre África nos deparamos com um grande desconhecimento e  visões estereotipadas, que reforçam o imaginário de uma África exótica. Nosso blog surge da constatação desse problema e das limitações de recursos e de material para ensinar e aprender sobre África no Brasil. Nossa proposta é contribuir para com debates e ações que tornem publicas iniciativas e metodologias criativas para o ensino de África.
O blog apresenta, desenvolve e divulga fontes: Resenhas (de livros, filmes, exposições e eventos), Entrevistas (com professores, artistas, intelectuais e cidadãos – conhecidos e anônimos), Publicações, Música, Eventos e outras Iniciativas que ampliem o interesse sobre África, seu ensino e estudo no Brasil. Esperamos que esse blog sirva como um canal polifônico de questões sobre o continente.